Página Inicial / Geral / Como Escolher Uma Lente
Como Escolher Uma Lente

Como Escolher Uma Lente

Quando compramos uma máquina fotográfica, muitas vezes, surge-nos uma questão relevante: que lente escolher?

A lente do aparelho fotográfico interfere diretamente na qualidade das nossas futuras fotografias, podendo ajudar a torna-las naturalmente mais bonitas ou mesmo dignas de uma exposição.

Só que o contrário também poderá acontecer. Afinal que tipo de fatores devem ser tido em consideração quando escolhe uma lente? Encontre dicas úteis.

[content-index]

Como saber se uma lente é de qualidade?

As lentes das máquinas fotográficas, também conhecidas como Objetivas, são provavelmente o elemento mais importante da máquina, independente de ser profissional, amador ou apenas fotógrafo esporádico. Certamente, necessitará de trocar, por diversas vezes, as suas máquinas, as suas memórias e os seus programas de edição, no entanto, se tiver em conta os fatores certos poderá manter as suas lentes por toda a vida, adaptando-as aos novos aparelhos.

Para isso, naturalmente terá de investir em lentes de qualidade, algo que depende dos materiais com que são feitas. Todos os materiais contam, desde o corpo ao vidro, passando pela cola, entre outros. De fato, a qualidade dos materiais utilizados na construção da lente irá refletir-se diretamente na qualidade final das suas fotografias.

De uma forma simples, quanto melhor for a lente que comprar, mais nítidas, mais reais e com mais cor ficarão as suas imagens. No entanto, é preciso atenção pois as melhores lentes são também (claro) as que mais custam. Lentes de topo podem ser mais caras do que as próprias máquinas. O ideal será, portanto, investir em três ou quatro lentes com características diferentes que possa ir trocando consoante a ocasião, mas que não necessitem de ser substituídas com grande regularidade. Assim, o custo imediato será elevado, mas a longo prazo compensar-lhe-á.

Que fatores deve ter em consideração?

Quando se depara com a necessidade de comprar uma máquina fotográfica ou uma lente nova para a sua máquina, deverá pensar e ter em conta diferentes fatores. Tratam-se de questões que influenciam a qualidade das suas fotografias e o preço da lente, tais como:

- Finalidade – Antes de qualquer outra coisa, é importante pensar para que quer comprar a lente. As características devem ser diferentes, consoante o objetivo seja fotografar objetos em movimento, paisagens, detalhes, etc.

- Distância Focal – É possivelmente o segundo item a ter em consideração na hora da compra pois é ela que determina o ângulo de cobertura da lente. É exprimida em milímetros (mm).

- Abertura Focal – Outro fator relevante que se reflete na qualidade das imagens. Lentes com aberturas maiores, por exemplo, são mais utilizadas em situações de pouca luz ou para fotografar objetos em movimento.

- Capacidade de Zoom – Como se sabe, os zooms óticos garantem muito melhor qualidade que os zooms digitais.

Que tipo de lentes existem?

Consoante a sua finalidade, as lentes assumem diferentes nomes e funções.

Existem lentes claras e lente escuras, de acordo com a exposição à luz que normalmente irá encontrar nos locais onde costuma fotografar.

Do mesmo modo, há lentes macro, usadas para fotografar pequenos detalhes de objetos, flores ou insetos.

De acordo com as distâncias focais que permitem, existem lentes consideradas grandes angulares (com até 50mm), Teleobjetivas (de 500 a 200mm), Super Teleobjetivas (com mais de 200mm) e, ainda, as Intercambiáveis (que permitem alternar entre distâncias focais).

Menos conhecidas por quem não é profissional são as lentes fisheye que, na realidade, são grandes angulares que introduzem uma certa distorção nas fotografias, aumentando a sua angulação.

Scroll To Top